A Meditação e as práticas de Yoga como um potencial tratamento complementar para  infecção do SARS-CoV-2 e COVID-19

Imagem de Free-Photos por Pixabay 

Este texto foi baseado no estudo:

Meditation and Yoga Practices as Potential Adjunctive Treatment of SARS-CoV-2 Infection and COVID-19: A Brief Overview of Key Subjects
de
William Bushell, PhD, Ryan Castle, BS, Michelle A. Williams, ScD, Kimberly C. Brouwer, PhD, Rudolph E. Tanzi, PhD, Deepak Chopra, MD, and Paul J. Mills, PhD

Clique aqui para ler o artigo completo

Veja também os artigos anteriores relacionados ao tema

Yoga e a medicina integrativa
Os benefícios terapêuticos da meditação.
A relação da origem do Hatha Yoga e a crise atual

Nesse texto vou falar sobre estudos recentes que mostram que a meditação e o yoga podem ser de utilidade como terapia complementar para prevenir e/ou tratar casos de infecção do novo Coronavírus.

Há uma literatura relevante sobre esse assunto. Tais estudos mostram que existem efeitos imunológicos promissores para melhorar a saúde pulmonar no uso dessas técnicas que trazem vantagens para lidar com a desregulação causada pelo SARS-CoV-2.

Os efeitos anti-inflamatórios associados a meditação e a prática de Yoga

Sabe-se que grande parte do dano causado pelo vírus é a própria resposta do sistema de defesas do corpo do paciente, causando inflamações.

Nos anos 2000 cientistas demonstraram que a meditação e o yoga poderiam ser úteis nos casos de doenças inflamatórias como a malária, HIV, AIDS, SARS e outras. As inflamações podem ser colocadas sob controle através da estimulação do complexo do nervo vago que também controla as resposta ao estresse psicossocial.

Outros estudos comprovaram que essas práticas poderiam agir no corpo estimulando a ação anti-inflamatória e a redução da ativação do sistema nervoso parassimpático.

O tempo de prática influi também nesses benefícios, quanto mais experiência, melhor.

O Yoga e a meditação e a melhora na atividade da melatonina

A melatonina é uma substância que tem impacto em quase todas as células de todos os organismos do reino da plantas e do reino animal. Regula o efeito anti-inflamatório, antioxidante, anti-infeccioso e de reforço imunológico. Tem efeitos benéficos nas mitocôndrias e no núcleo das células, inclusive na reparação do DNA. Além de propriedades antivirais e relevância no combate a doenças respiratórias.

A melatonina poderia ser uma candidata no tratamento da COVID-19. Estudos anteriores mostraram que foi benéfica para certas doenças infecciosas. 

E novamente o yoga e a meditação tem papel relevante em estudos que mostraram que praticantes experientes tem a alterações no nível de melatonina. Meditadores experientes tinham até 150% a mais do que o grupo de referência.

Meditação e Yoga durante o distanciamento social

Artigos recentes revelaram que o distanciamento social trouxe efeitos negativos na saúde mental, incluindo depressão e ansiedade que trazem outros problemas subsequentes, principalmente entre os mais idosos.

O estresse causado pela pandemia pode ser prejudicial para o sistema imunológico. E essas práticas aqui tratadas também são benéficas para evitar esse fator.

Minha experiência pessoal

Durante essa pandemia pude comprovar esse controle do estresse e ansiedade em mim mesmo através da prática regular e também em familiares para os quais tenho ministrado meditação. E esse estudo só vem corroborar o que notei empiricamente.

Espero que este texto lhe tenha sido útil e seja um estímulo para continuar ou iniciar sua prática.

Fernando Salvio