Yoga em tempos de Corona

Analisando a situação atual onde muitas pessoas estão sendo obrigadas a ficar confinadas em casa, vejo o Yoga como uma ótima ferramenta para superar essa fase.

Yoga é meditação. Yoga é a supressão da instabilidade da consciência.

Meditação pode ser um treinamento, como estamos acostumados a ver, onde nos concentramos em algo como uma âncora: um som, a respiração, uma imagem etc e vamos aos poucos diminuindo o fluxo de pensamentos, entrando no estado meditativo.

Pode também designar um estado, onde o meditante vive sua vida normalmente, mas num estado incomum de meditador. Não é mais um escravo dos pensamentos e sim senhor da sua mente.

Os diversos métodos de Yoga visam levar a esse estado e um pouco mais.

O Hatha-Yoga, a modalidade que mais se difundiu e originou várias linhas atuais, vem de uma tradição indiana chamada Tantra (e não é nada do que esta palavra pode lhe supor, afinal foi totalmente distorcida no Ocidente). 

Citando o livro O Tantra Iluminado, página 145.

O Tantra originou-se como um fenômeno religioso distintamente indiano, embora, com o tempo, tenha-se difundido por muitas culturas asiáticas. Nossa primeira evidência definitiva disso data de 1500 anos atrás no norte da Índia. Esse foi um momento turbulento na história da Índia, pois o grande império dos Gupta desmoronou, deixando inúmeros e pequenos reinos em guerra. A incerteza da vida estava em seu maior apogeu: não havia segurança para o lar, para o sustento ou mesmo para a própria vida. Nesses momentos, as pessoas desejam modos de fortalecimento, e foi para preencher essa necessidade que surgiu o Tantra, oferecendo novas tecnologias mais eficientes para a transformação da mente, do corpo e do meio ambiente. Embora o Tantra tenha prometido vantagens mundanas para alguns, o que finalmente teve para oferecer foi o maior fortalecimento de todos: o poder de determinar seu próprio estado interior, independente da circunstância externa.

Alguma semelhança com a situação atual?

Então desenrole seu tapetinho e vá praticar.

Não sabe como, nesse momento de isolamento? 

Hoje temos tecnologia para tanto, converse com um professor e tente uma aula remota via WhatsApp, Instagram, Skype etc ou num local aberto como um parque.

Espero que tenham força e uma mente tranquila para passar por essa fase.

Um forte abraço virtual, 

Fernando Salvio